terça-feira, 29 de agosto de 2017

Essa música é ruim ? Abordando o Gosto Musical

Neste post, gostaria de abordar o tema: gosto musical. O que é música boa ou ruim afinal ? Só interessa o que eu gosto ? Música boa é música bem trabalhada ? Essa e outras questões que vou abordar em um texto abaixo, no qual reflete a minha opinião sobre o assunto e gostaria que vocês dessem suas opiniões também sobre esse tema; mas por favor moderadamente, quero analisar todos os pontos principais dessa discussão.



Bem, ultimamente tenho visto na parte de comentários de vários sites e fóruns, que as pessoas não costumam a respeitar os gostos musicais alheios e botam os seus gostos como se fosse uma verdade universal e opiniões contrárias a ela, acabam não sendo levadas a sério, provocando muita discussão sem argumentos válidos pra cada lado. O que acaba terminando em xingamentos, que na minha opinião, quando chega a esse ponto, a discussão perde totalmente o sentido e vira disputa de quem xinga melhor.

Não é de hoje que essa intolerância com o que a outra pessoa escuta começou. Desde que existem músicas diferentes, isso surgiu. Como quando surgiu o rock, muitas pessoas não gostaram, dizendo que esse gênero musical não ia muito longe; inclusive há uma história de um diretor de gravadora que recusou os Beatles, dizendo que essa música de guitarras era uma moda passageira. E o resultado vocês já sabem como foi. Fora outros preconceitos e más interpretações de letras, inclusive acusando muitas bandas como Black Sabbath, por exemplo, de satanistas.

Tem muitas pessoas que são realmente mente fechada para certos assuntos, porque foram criadas desse modo. Acontece não só liricamente, como musicalmente também. Falando de boa parte das pessoas que gostam de metal por exemplo, são muito pouco abertas para outros gêneros musicais e ficam presas apenas no seu mundinho, falando que tudo é lixo, tudo não presta e só o que ela escuta que pode ser considerado música boa. Isso também se aplicando a pessoas presas as bandas do passado que acham que tudo novo uma porcaria.

Aí que vem a pergunta: O que é música boa ou ruim ? Na minha opinião música boa é aquela que você sente prazer de escutar, aquela que te transporta para uma outra época, para um outro lugar, que faz você esquecer momentaneamente dos seus problemas e faz você divertir, te dando força pra encarar outro dia com mais alegria e confiança; além de poder fazer também você refletir e repensar algumas atitudes. Música ruim é aquela que não te traz nenhuma sensação, você não sente nada ao escuta-la simplesmente. Ás vezes é a instrumental que não é do tipo que você gosta ou o cantor não canta em um timbre agradável pra você, ou a letra não te diz  nada, entre outras coisas. Como você pode ver, os dois setores tratam de algo bem pessoal. Tem gente que pode sentir mais prazer em escutar Justin Bieber, outros mais prazer em escutar Slayer. Isso varia muito no tipo de música que faz te sentir melhor. As pessoas são diferentes, tem opiniões diferentes, agem diferente. Não existem pessoas iguais em tudo.

Agora, querer botar o seu gosto acima de tudo, como se você tivesse um gosto superior a todos,eu na minha opinião acho errado. Não é certo tentar ditar e impor o que você gosta aos outros. Como disse acima, cada um tem sensações diferentes ao ouvir certas músicas. O cara que gosta de Jazz e escuta sempre música bem trabalhada instrumentalmente, tem uma probabilidade menor que gostar de Ramones que é uma música mais suja e simples de arranjos. Isso varia muito. È preciso ter mais respeito; se você não gosta de uma coisa, não vai tentando buscar uma discussão sem sentido com outra pessoa em relação ao que é bom pra você ou não.Diga apenas que não faz seu estilo. Você acha que os artistas pop ou do sertanejo se importam com quem não gosta deles ? Caso se importassem, mudariam o estilo de música, porque eles são criticados o tempo inteiro. Aí eu pergunto pra vocês: Se você tivesse uma banda e a crítica falasse mal de você no seu primeiro álbum, você mudaria sua sonoridade ou seguiria no que você acredita ?

Muitas bandas seguiram no que elas acreditaram, como o Rush por exemplo, que foi ameaçado pela gravadora se não fizesse um álbum mais comercial nos anos 70, pois eles estavam fazendo músicas muito elaboradas e com a duração muito grande. E o que eles fizeram ? No álbum seguinte a primeira música tinha 20 minutos. Então, eles seguiram no que eles acreditavam, mesmo com o risco da gravadora não investir mais e eles estavam certos, pois o álbum foi um grande sucesso. Outro exemplo é da banda Linkin Park que chegou a mudar sua sonoridade várias vezes, porém ainda continuou com sucesso em seus singles. Se eles tivessem se importado com críticas, teriam continuado com a mesma sonoridade do início do grupo.E essa mudança acabou sendo boa, pois trouxe um novo público pra curtir a banda.

Outra questão interessante é: A música só é boa se ela fizer muito sucesso ou ser relevante pra muitas pessoas ? Então, nesse caso você gostando ou não, teria que aceitar se a música encaixasse nesse propósito, certo ? Mas isso infelizmente não acontece, pois existem pessoas que são cabeça dura e de maneira alguma aceitam o sucesso de artistas que não gostam, mas uma vez tentando botar o seu gosto e sua opinião acima de tudo. Não existe um consenso universal do que o é bom ou não. Se você não aceita, infelizmente creio que você é um ser limitado, que fica preso em um mundo particular e não é aberto a novas experiências, como são muitas pessoas presas a costumes do passado e a algumas ideologias. Não estou falando que você é igual a eles, só estou mostrando uma similaridade de pessoas com esse tipo de pensamento.

Agora indo para outro ponto que pode ser abordado: Música boa é música bem trabalhada ? Aí mais uma vez caimos, como nesse texto todo, no gosto pessoal de cada um. Músicas muito trabalhadas, muitas vezes quem gosta são mais músicos, não precisa ser profissionais, mais pessoas que gostam de tocar algum instrumento, pois entendem mais do trabalho e dificuldade do que é compor essa música. Mais isso claro, varia muito também de pessoa pra pessoa. Não podemos generalizar. Eu no caso, toco um instrumento, porém não sou fã de Jazz ou música clássica, que são dois tipos de músicas com arranjos mais elaborados, embora goste de algumas músicas desses gêneros. As músicas mais simples, costumam a me cativar mais.

Gosto que ela tenha algo marcante na instrumental, seja algum riff ou fraseado, ou até mesmo uma levada na bateria e não seja somente uma "masturbação musical" com 20 solos diferentes e 15 mudanças de andamento. Aí pra mim fica uma coisa cansativa de escutar e acabo me distraindo da música. Isso se aplica também na parte vocal. A melodia tem que ser algo que me emocione e que eu ache bem executada. Sei que muita gente vai ter uma opinião parecida, outros não. Denovo, gosto é gosto, cada um tem o seu. Creio que muitas músicas fazem sucesso hoje, porque justamente as pessoas não prestam atenção em detalhes como a instrumental e melodia vocal, apenas gostam das músicas que as divirtam, ou simplesmente não tem muito acesso a diferentes músicas, por alguma questão cultural ou social.

Espero que no futuro, as pessoas fiquem mais abertas a outras opiniões e pensem bem antes de colocar comentários agressivos na internet procurando humilhar certos artistas. Porque na minha opinião é coisa de gente ignorante tentar impor seu gosto pessoal pra outras pessoas. Não contamine os outros com sua ignorância.O que você gosta não é lei. Aceite as diferenças. Isso serve também pras pessoas que costumam a escutar música muito alta e sem fones de ouvido. Também nesse caso, você está tentando impor o seu gosto aos outros. Pense que há outras pessoas nas redondezas que poderiam não gostar dessas músicas. Aposto que se fosse com você e se tivesse tocando uma música que você não curtisse em um volume muito alto, você também não iria gostar. Pense bem e não fique poluindo a internet, que já está poluída demais, de comentários desnecessários que não colaboram em nada pra ninguém. Porque cada vez mais se perde mais fé na humanidade com esse tipo de mentalidade. Eu, assim como muitos, também não estou satisfeito com a situação da música atual, não gosto de músicas superficiais demais, com melodias e ritmos muito clichés e fico incomodado ao escutar músicas desse tipo, como sertanejo universitários, funk, entre outros. Porém, o que se pode fazer é investir em seus artistas favoritos e apresenta-los as outras pessoas, deixando elas decidiremm se gostam ou não, ao invés de ficar mostrando agressividade, se achando o superior e destilar comentários desnecessários nas músicas que as outras pessoas gostam e que você acha ruim; porque isso não ajuda em absolutamente nada, só colabora pra disseminar a intolerância. Fica a dica.

Pessoal, essa é a minha opinião sobre esse assunto, caso tenha uma, escreva abaixo nos comentários.


Veja também esse outro artigo sobre a Decadência do rock na mídia clicando AQUI.


Confira também outros posts recentes:
Os Melhores Imitadores de Cantores
Os Melhores Riffs de Guitarra da banda Pink Floyd
12 Clássicos do Punk Rock em 1 Video
10 Atores/Atrizes que se aventuraram na música
Resenha de Álbum: Revolução - Sucessos Desconhecidos
Bandas de Rock que Tocaram Álbuns na Íntegra Ao Vivo
Boas músicas para Striptease (Playlist)
Os Melhores Videoclipes do Rock Brasileiro - Parte 1
Versões Brasileiras de Músicas Internacionais (Playlist)
Ótimos Riffs de Guitarra da Música Pop #1
Versões acústicas de grandes músicas do rock
11 Músicos Famosos que Também Fizeram Trilhas de Filmes
Encontros Históricos da Música Em Video
Os Melhores Shows do Nirvana
Os Melhores Álbuns de Estréia do Rock
Os Melhores Álbuns do Rock Brasileiro nos Anos 2000
Playlist: Os Melhores covers feitos por bandas de rock
Fotos Interessantes do Mundo do Rock - Parte 12
Alguns Documentários de Rock do Youtube

Um comentário:

  1. Música boa é a que nos emociona, nos toca de algum jeito. Deve haver espaço para todos os tipos musicais, cada artista podendo se expressar como queira, e aqueles que gostarem daquele som, têm o direito de ouvir e ser respeitados.

    ResponderExcluir

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.