quarta-feira, 26 de março de 2014

Último Show de Algumas Grandes Bandas do Rock

Neste post, colocarei uma lista com o último show de algumas bandas conhecidas do rock. Algumas dessas bandas citadas ainda continuam em atividade porém a formação original não está mais presente. A idéia para esse post veio do site Ultimate Classic Rock. Veja abaixo.




Cream
26 de Novembro de 1968

Nesta data o Cream fez o seu último show antes da sua reunião em 2005. A apresentação foi no Royal Albert Hall e quem abriu a performance foi os então novos artistas Rory Gallagher e a banda Yes. O concerto foi filmado e transmitido pela BBC. A reunião aconteceu no mesmo local deste show nos dias 2,3,5 e 6 de Maio de 2005 e também foi registrada em video, sendo o último da banda reunida desde então.



The Beatles
30 de Janeiro de 1969

Esse show foi o último de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos que estava há muito tempo sem fazer uma performance ao vivo. E por idéia de John Lennon essa apresentação foi em cima do telhado do edifício da Apple. A performance durou 42 minutos e foi interrompida por policiais que receberam reclamações de som muito alto por parte dos vizinhos. O show foi filmado e está presente no documentário "Let It Be".




Jimi Hendrix
6 de Setembro de 1970

A última performance de Hendrix foi no festival "The Open Air Love & Peace Festival" em Fehmarn na Alemanha, 12 dias antes de sua morte. Com nome de "Jimi Hendrix Experience" que continha além de Jimi , Mitch Mitchel na bateria e Billy Cox no baixo, a banda tocou clássicos como "Hey Joe", "Purple Haze" e "All Along the Watchtower". Em 2005 a apresentação foi oficialmente lançada pela Dagger Records.



The Doors
12 de Dezembro de 1970

O show aconteceu no Warehouse em New Orleans, Estados Unidos. Fontes dizem que o show foi uma confusão, com Jim em má forma e errando ou ignorando boa parte das letras.Três meses depois do lançamento do álbum "LA Woman", no verão de 1971, Morrison foi encontrado morto em Paris. Em 2002 a banda recrutou Ian Astbury, vocalista do The Cult para uma série de shows.Em maio de 2013, o tecladista Ray Manzarek veio a falecer vítima de câncer das vias biliares.



The Band
25 de Novembro de 1976

Depois de quase uma década como uma das bandas mais amadas dos Estados Unidos o grupo decidiu encerrar suas atividades no Winterland em São Francisco em um show especial contando com várias personalidades como Bod Dylan, Emmylou Harris, Van Morrison, Muddy Waters, Neil Diamond, Eric Clapton e muitos outros. O concerto foi filmado por Martin Scorcese e depois lançado com o nome de "The last Waltz". The Band sem Robert Johnson foi reformulada em 1983 e continou gravando e fazendo turnês até a morte de Rick Danko em 1999.


Lynyrd Skynyrd
19 de Outubro de 1977

Esse show aconteceu no "The Greenville Memorial Auditorium" em Grenville, Estados Unidos. E foi o último com a formação original do grupo, dois dias depois do lançamento do álbum "Street Survivors". Um dia depois um acidente aéreo matou o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e a backing vocal Cassie Gaines. Os integrantes restantes e o guitarrista original Ed King se reuniram em 1987 com Johnny Van Zant ficando com o lugar de seu irmão nos vocais.



Led Zeppelin
7 de Julho de 1980

Esse show aconteceu no Eissporthalle, em Berlim pela turnê "Led Zeppelin Tour Over Europe 1980", na divulgação do álbum "In Trought The Out Door", lançado em 1979. Dois meses depois desse show o baterista John Bonham foi encontrado morto. Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones se reuniram algumas vezes para algumas apresentações, sendo a última acontecendo em 2005 e lançada em cd e dvd com o nome "Celebration Day". Essa apresentação contou com o Jason Bonham, filho de John, nas baquetas. A dupla Page e Plant chegou a fazer turnê na década de 90.


The Eagles
31 de Julho de 1980

A apresentação foi em Long Beach, Califórnia e devido a tensões entre Glenn Frey e Don Felder durante o show. Depois do concerto, Felder quebrou sua guitarra, entrou em uma limosine e foi embora. A banda então teve um grande hiato até voltar em 1994 para a lendária turnê "Hell Freezes Over". O grupo se reuniu várias vezes desde então.








The Who
17 de Setembro de 1982

O show aconteceu no "Maple Leaf Gardens" em Toronto, no Canadá em 1982. O grupo se reuniu novamente no festival "Live Aid" em 1985 e na premiação "Brit Awards" em 1988. Uma turnê foi planejada em 1989, mais nunca aconteceu. A banda voltou em 1996 e está fazendo shows desde então, com uma nova turnê planejada para 2015.








Guns N Roses
17 de Julho de 1993

Uma das maiores bandas de sua época, o Guns N Roses teve o último show de sua formação original em 1993 após a apresentação que aconteceu em Buenos Aires, Argentina . O desentendimento entre os integrantes do grupo começou com o demissão do guitarrista base Gilby Clarke que estava substituindo Izzy Stradlin, fora da banda desde de 1991. Depois de várias brigas principalmente por parte do vocalista Axl Rose e do guitarrista Slash a banda foi se separando até Axl ser o único membro da formação original a permanecer. Após um longo hiato de 8 anos, a banda voltou reformulada, lançando o álbum "Chinese Democracy" em 2008 e fazendo turnês desde então. Duff, Gilby e Izzy fizeram algumas aparições em shows da nova formação; Slash nunca mais tocou com a banda.



Deep Purple
MK II: 17 de Novembro de 1993

O último show da formação mais clássica do Deep Purple, conhecida como MK II, com Gillan, Blackmore, Glover, Lord & Pace aconteceu em um show em Helsinque na Finlândia em 1993. Essa formação já havia se separado em 1973, após o lançamento do álbum "Who Do We Think We Are", mais retornou em 1984 e no ano seguinte gravou o clássico "Perfect Strangers", depois mais três álbuns foram lançados até o fim definitivo com a saída de Blackmore. Depois do show em Helsinque, a banda chamou o virtuoso guitarrista Joe Satriani pra completar a turnê. Joe foi chamado para integrar a banda, mais não aceitou o posto. Logo depois, o grupo chamou Steve Morse para se juntar a banda e ele está nela até hoje.


Legião Urbana
14 de Janeiro de 1995

O último show de uma das maiores bandas do rock brasileiro, aconteceu na Reggae Night em Santos. O grupo lançaria no ano seguinte o álbum "A Tempestade ou O Livro dos Dias" e em outubro de 1996, o vocalista Renato Russo viria a falecer devido a complicações causadas pela AIDS. No ano seguinte a banda lança seu último e póstumo álbum entitulado de "Uma Outra Estação". O guitarrista Dado Villa Lobos e o baterista Marcelo Bonfá chegaram a tocar juntos algumas vezes em shows tributo ao grupo.



The Police
7 de Agosto de 2008

A primeira separação do grupo ocorreu depois do show da banda no Shea Stadium em 1983. Em 1986 houve uma tentativa de retorno onde foi regravada a música "Don't Stand So Close To Me", mais um acidente com o baterista Stewart Coppeland fez a banda abortar a idéia. Os integrantes da banda permaneceram em carreira solo até o ano de 2007 onde foi feita uma turnê em homenagem aos 30 anos do grupo e no dia 7 de Agosto de 2008, a banda encerrou as atividades em um show no Madison Square Garden em Nova York.




Nirvana
1 de Março de 1994 

O show foi realizado em Munique na Alemanha como parte da turnê do álbum "In Utero", lançado no final de 1993. Ainda restavam dois shows para o fim da etapa européia da turnê. Nessa época o vocalista Kurt Cobain passava por um momento delicado com brigas com a mulher, gravadora e ainda por cima estava com uma crise de bronquite. O show começou por volta das 20 hs com abertura da banda Melvins, diante de um público de 3.050 pessoas, que é pequeno comparado aos grandes públicos que a banda já teve.Pouco mais de um mês depois, Kurt cometera suicídio em sua casa em Seattle e assim acabara a história dessa banda que teve uma grande importância para o rock, ajundando-o a ficar em evidência novamente.



Pink Floyd
2 de Julho de 2005

A última performance da banda ocorreu em Londres no evento Live 8, que teve como idéia principal pressionar os líderes mundiais para perdoar a dívida externa das nações mais pobres do mundo. Essa foi a primeira apresentação da banda com o baixista Roger Waters depois de sua saída em 1985. A banda tocou um set de quatro canções consistindo em "Speak to Me/Breathe/Breathe (Reprise)", "Money", "Wish You Were Here" e "Comfortably Numb", com Gilmour e Waters dividindo os vocais. No final da performance Gilmour agradeceu "muito obrigado, boa noite" e começou a sair do palco. Waters chamou ele de volta, e então a banda deu uma abraço coletivo, que se tornou uma das imagens mais famosas do Live 8. Infelizmente em 2008, o baixista Richard Wright morreu aos 65 anos após batalha contra o câncer, o que botou um fim em uma reunião com a formação mais clássica do grupo.Em 2011 , Gilmour e Mason tocaram em show de Waters pela turnê "The Wall".



The White Stripes
31 de Julho de 2007 

O show final da banda ocorreu em Southhaven, Mississippi em 2007. A banda encerrou as atividades no mesmo ano com o vocalista e guitarrista Jack White descrevendo que o motivo principal era pra preservar o que é belo e especial na banda. Jack agora está em carreira solo, tendo lançado seu primeiro álbum em 2012, entitulado de "Blunderbuss".



Oasis
22 de Agosto de 2009

O último show do Oasis aconteceu no Weston Park, em Staffordshire, na Inglaterra para um público de 60 mil pessoas como parte do V Festival. Haveria mais um show no festival porém devido a uma laringite do vocalista Liam Gallagher a banda não se apresentou. Muitos apontam como fator principal da separação da banda, os conflitos entre Noel e Liam que chegaram a um ponto crítico. Depois do fim do grupo, Noel está em carreira solo , enquanto Liam e alguns outros ex-integrantes do Oasis formaram a banda Beady Eye.


Queen
9 de Agosto de 1986

O último show da banda com o vocalista Freddie Mercury foi no dia 9 de Agosto de 1986 no Knebworth Park Festival na Inglaterra. Este concerto teve um público de 120.000 pessoas e foi encerrado com as músicas We Will Rock You/We Are The Champions e God Save the Queen.Depois de trabalhar em vários projetos solo durante 88, a banda lançou em 89 o álbum "The Miracle" e em 1991 devido a complicações causadas pela AIDS, Freddie Mercury faleceu e a banda fez um grande tributo a ele em 1992 com a presença de grandes nomes da música. Depois foram lançados mais 2 álbuns de estúdio e feita uma parceria com o ex-vocalista do Bad Company e Free, Paul Rodgers. Hoje, a banda continua tocando com a participação de Adam Lambert nos vocais.


Ramones
6 Agosto de 1996

O último show da banda aconteceu em 96 na casa de shows Palace nos Estados Unidos. Esse concerto teve 70 minutos e muitas participações de artistas conhecidos do rock como o ex-baixista da banda Dee Dee Ramone, Lemmy do Motörhead, Tim e Lars do Rancid, Cris Cornell do Soundgarden e Eddie Vedder do Pearl Jam.O show foi filmado e pode ser encontrado no youtube. Depois dessa apresentação, todos os integrantes partiram para outros projetos, sejam solo ou com outras bandas.Em 2001, o vocalista Joey Ramones veio a falecer, vítima de um linfoma, após sete anos lutando contra a doença.Seu álbum solo foi lançado postumamente em 2002.E em 2004, faleceu o guitarrista Johnny Ramone, vítima de câncer de prostata.


ATUALIZAÇÃO:


Rush
1° de Agosto de 2015.

O último show da banda aconteceu no The Forum em Inglewood, Califórnia, nos Estados Unidos. Um dos motivos principais para o fim do trio canadense seria a tendinite crônica que afeta o baterista Neil Peart, que não consegue mais tocar como antes e como ele sempre foi uma pessoa perfeccionista, já vinha tendo dificuldades em sua última turnê para tirar o material do grupo. Geddy Lee, baixista e vocalista da banda em uma entrevista em 2018, confirmou que não há chance deles se reunirem, mas deixou em aberto a possibilidade de novos trabalhos dos outros dois integrantes.


Black Sabbath
4 de Fevereiro de 2017

A última apresentação da banda aconteceu em Birmingham, na Inglaterra, a cidade natal da banda, onde tudo começou. No setlist houve 16 músicas e muita emoção por parte do grupo e dos fãs. O show foi registrado no filme "Black Sabbath: The End of The End".






Um comentário:

  1. Uma banda que fez sucesso no sul do brasil nos anos 80 https://www.youtube.com/watch?v=ypuhYS03Ss8

    ResponderExcluir

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.