sábado, 18 de junho de 2011

Os Melhores Álbums de Paul McCartney

Em celebração ao aniversário de Paul McCartney , farei aqui uma lista de seus melhores álbums , contando os de carreira solo , com os Wings e com o The Fireman . Não colocarei aqui os álbums com os Beatles . Clique em mais informações para ver .








Paul McCartney Solo - McCartney (1970)

Esse é o primeiro álbum de Paul , onde ele tocou todos os intrumentos e fez todas as vozes , exceto por algumas vocalizações que foram feitas por sua esposa na época , Linda McCartney . As músicas tocadas no disco foram compostas durante o período de retiro espiritual dos Beatles na Ìndia no ano de 1968 .Uma das músicas McCartney afirma que compôs na época do The Quarrymen , que foi uma banda feita em parceria com seus colegas dos Beatles , George Harrison e John Lennon . O álbum , apesar de não bem ser recebido pela crítica na época por soar cru demais ,  pelo público foi ao contrário e alcançou o  primeiro lugar nos Estados Unidos e segundo no Reino Unido . O grande sucesso do álbum é da música "Maybe I'm Amazed" , sendo considerada um dos maiores hits do cantor .



Paul McCartney & Wings - Band on The Run (1973)

Esse álbum , na minha opinião , foi o melhor álbum feito por McCartney fora dos Beatles . Figura facilmente em várias listas de melhores álbums de todos os tempos . O disco foi o terceiro lançado por Paul com a banda Wings e foi sucesso , porém avançou lentamente nas paradas , reforçado pelos sucessos "Jet e "Band on The Run" e chegou a ser o mais vendido de 1974 nas paradas britânicas , também alcançando o topo da parada norte-americana da Billboard em três ocasiões diferentes, por fim ganhando platina tripla .
Posso destacar também a balada "Let Me Roll It" que McCartney toca frequentemente em seus shows .




Paul McCartney & Wings - Venus and Mars (1975)


Lançado após o renomado Band on The Run , esse álbum seguiu a mesma linha de sucesso de seu antecessor , ficando em primeiro nas paradas americanas e britânicas . Seu grande sucesso foi da música "Listen to What the Man Said" que figurou também em ambas paradas , ficando em primeiro nos Estados Unidos . Logo depois foram lançadas as músicas "Letting Go" e Venus and Mars/Rock Show .Logo após este lançamento , os Wings saíram em turnê em 1975 até 1976 , que cobriu vários países da américa e europa .





Paul McCartney & Wings - London Town (1978)


A gravação deste álbum foi um tanto conturbada , devida a alguns problemas que afetaram a banda no período de gravação . Linda mcCartney descobriu que estava grávida de seu terceiro filho . O baterista da banda na época , Joe English, abandonou a banda , sendo seguido após por Jimmy McCulloch , que saiu para se juntar ao Small Faces . A banda como um trio , lançaram um compacto com a música "Mull of Kintyre".Esse compacto , foi o mais vendido da história do Reino Unido e só foi batido pelo Band-Aid em 1984 . Logo depois esse sucesso foi repetido com a música " With a Little Luck " .O álbum foi sucesso e ganhou disco de platina e chegou ao quarto lugar na Inglaterra e segundo nos Estados Unidos.



Paul McCartney Solo - McCartney II (1980)



Esse foi o primeiro álbum de Paul depois da separação do Wings e o terceiro de sua carreira solo . Nele contém muito uso de sintetizadores e experimentações de estúdio . Seu primeiro single foi da música "Coming Up " que figurou no numero 64 das paradas inglesas e conteve um vídeo que foi lançado no programa americano Saturday Night Live .O álbum teve algumas críticas não tão positivas devido as composições serem muito experimentais , porém foi bem recebido pelo público novamente , aparecendo em primeiro nas paradas inglesas e em terceiro nas americanas .




Paul McCartney Solo - Tug of War (1982)



Esse foi o primeiro álbum depois da morte de John Lennon e marca também a reunião de Paul com George Martin (produtor dos Beatles). As sessões do disco contaram com participações de vários célebres músicos como Stevie Wonder, Stanley Clarke, Carl Perkins e Ringo Starr .  Foi sucesso de crítica e vendagem , figurando em primeiro lugar nas paradas americanas e inglesas e contando com vários hits , como o dueto com Steve Wonder na música "Ebony and Ivory" . Em 1983 , ele foi nomeado ao Grammy de Álbum do Ano .





Paul McCartney Solo - Flowers in the Dirt (1989)


Foi o oitavo álbum do cantor e considerado uma éspecie de retorno , já que depois de ser lançado , Paul partiu em turnê mundial , coisa que ele não fazia desde a época dos Wings em 1976 .Este disco possui a participação do guitarrista David Gilmour do Pink Floyd que tocou na faixa "We Got Married" . Foi bem recebido pela crítica , que não vinha criticando muito bem os albums de McCartney durante um bom tempo . O álbum esteve muito bem nas paradas , figurando em primeiro nas americanas e inglesas . A música "My Brave Face" é um dos destaques do disco .




Paul McCartney Solo - Flaming Pie (1997)


Esse álbum é o último com participação de Linda McCartney que morre em 1998 , vítima de câncer . O título se refere a uma brincadeira que John Lennon fez com os jornalistas sobre a origem do nome Beatles , falando que teve uma visão de homem que veio numa torta flamejante e disse a eles que se chamassem Beatles com "A" . O disco conteve boa repercussão , tanto de crítica como de vendagens , figurando em segunda nas paradas americanas e inglesas e bem posicionado em várias outras no mundo todo . Ele conteve vários hits do cantor como "Calico Skies" , "The World Tonight" e "Beautiful Night" .




Paul McCartney Solo - Run Devil Run (1999)


Run Devil Run foi lançado no final da década de 90 e contpem só covers , executados por Paul e uma ótima banda de apoio , contando com feras como David Gilmour e Mick Green nas guitarras e Ian Pace na bateria .McCartney sentiu a necessidade de voltar às suas raízes e executar algumas das músicas que ele amava como adolescente. Em dezembro de 1999 , o cantor voltou ao Cavern Club para uma apresentação com esta banda citada , afim de divulgar o álbum . Esta apresentação foi lançada em vídeo. Destaque para as versões das músicas "All Shook Up" , "No Other Baby" e "Party .




Paul McCartney Solo - Memory Almost Full (2007)


Esse foi o último álbum solo a ser lançado por Paul e possuiu boas críticas e vendagens .Ficou bem posicionado nas paradas , alcançando a segunda posição nos Estados Unidos e quinto no Reino Unido .O cantor disse que começou o disco antes de seu anterior ser lançado .Memory Almost Full é um anagrama "para minha alma gêmea LLM" (Linda Louise McCartney) . Perguntado se foi intencional , McCartney respondeu " Algumas coisas são melhores deixar um mistério " . O álbum ficou rankeado no numero 22 de melhores álbums do ano pela revista Rolling Stone e possui ótimas músicas como "Dance Tonight" e "Only Mama Knows" .



The Fireman - Electric Arguments (2008)


Electric Arguments consiste em um álbum de um projeto de Paul chamado The Fireman . Que é na verdade um dueto com seu produtor Youth . Com esse disco , a dupla finalmente apareceu nas paradas britânicas em 79ª e na Billboard em 67° . McCartney diz que oprocesso de composição do álbum foi algo como um teatro improvisado , não se havia conceito sobre letras e melodias , foi escrito no local , assim na opinião dle dando uma energia extra a todo o som . O disco foi aclamado pela crítica que o considerou um dos melhores álbums de 2008 . Destaque para a música "Sing The Changes" .

Um comentário:

Pense bem antes de comentar, qualquer mensagem ofensiva será deletada. Não perca o seu tempo escrevendo besteira.